quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Minha gata está grávida e agora?

Olá pessoal, bem hoje é o dia da postagem sobre a reprodução dos gatos, como funciona e como podemos prevenir mais gatinhos na família! Primeiro de tudo, gostaria que você entendesse uma coisa, os animais precisam reproduzir, para ter sentido da sua vida, por isso, se sua gata está no cio, e for à primeira cria, deixe que a natureza faça isso sozinha, pois a primeira cria vem menos gatos (1 a 3 gatinhos), e além do mais, não abandone os gatinhos que nascer, espere 60 dias após o nascimento para os gatinhos receberem todos os anticorpos que a mãe passa pelo leite e o gatinho fica forte e a gata tem que ter uma experiência de mãe, assim como nós humanos, alguns de nós não quer ter filhos, outros querem, portanto deixe a natureza fluir! Mas caso ela já tenha tido a primeira cria, tente prevenir, pois pode vir de 1 a 6 gatinhos ou mais, se acontecer você pode doar para uma instituição, petshop ou alguma agropecuária etc. A única coisa que você não pode fazer é ABANDONAR , jamais ok? Tá dado o recado, agora vamos para a parte séria! Boa leitura! *-*



O gato apresenta vários ciclos reprodutivos ao longo do ano, que podem durar de 4 a 7 dias. Durante esse período, as gatas miam mais frequentemente e vários gatos podem lutar por uma mesma fêmea no cio; o vencedor ganha o direito de copular. Ainda que a fêmea, a princípio, rechace a relação sexual, ela acaba aceitando o macho. Depois da cópula, a fêmea se limpa e pode ficar muito violenta até que termine todo o ato do acasalamento, uma vez que o ciclo se repita. As gatas podem ter cada óvulo fecundado por um macho diferente, tendo assim, na mesma ninhada, filhotes de pais diferentes.
As gatas alcançam a maturidade sexual entre 4 a 10 meses de idade, e os gatos entre 5 a 7 meses após o nascimento. A gestação dura de 63 a 65 dias, aproximadamente e pode gerar de um a oito filhotes. Os recém-nascidos devem manter-se com a mãe por 60 dias, já que então o gatinho já terá recebido os nutrientes necessários. Separá-los antes desse período seria um erro, devido à possibilidade de que eles morram por falta de alimentação adequada. Pode-se esterilizar os gatos, procedimento normalmente realizado em machos antes que eles comecem a marcar território; isto deve evitar que eles perpetuem esse comportamento ao longo de suas vidas.
Perguntas frequentes (MANDE SUA DÚVIDA TAMBÉM)

# Como saber se minha gata está mesmo grávida? * Primeiro, ela fica mais manhosa, pede carinho com mais frequência, não deixa tocar na barriga, mia se vários tipos, barriguinha aumenta com o tempo e as tetinhas ficam vermelhas e crescem mais rápido que a barriga para preparar o leite, indico que leve ao veterinário para ver se há mesmo gatinhos no útero dela e se está tudo bem com eles, é melhor cuidar da saúde dos bebêzinhos hehe!
# Como posso saber se minha gata está no cio? * Fique de olho no ciclo de reprodução da gata, ela fica uma semana fora de casa deixando os gatos fazerem o que querem com ela,os gatos podem até seguir ela, e ela mia de um jeito mais grosso que o normal e diferente, ela só volta diáriamente para beber água e comer ração, se ela tá assim, indico segurar ela dentro de casa com comida e água e não deixar que ela saia para passar o ciclo de reprodução o mais rápido, que dura em média uma semana!
# Como evitar que minha gata fique grávida caso já tenha tido uma cria? * O único jeito é dar uma injeção que deixa a gata durante 6 meses sem poder continuar o ciclo reprodutivo, nunca dê injeção por conta própria, se você injetar errado a seringa, ela pode perfurar algum órgão, machucar e ás vezes pegar em algum lugar errado, aí não vai adiantar! Por isso, vá a alguma petshop ou Clínica Veterinária de confiança e peça para eles injetem uma seringa na pele da gata para evitar que a gata entre no cio durante 6 meses, depois desse período, você deverá dar a dose para continuar a evitar, é de R$5,00 à R$10,00, essa injeção é como anticoncepcional para mulheres, só porque as mulheres é em remédio e deve se tomar todo dia, mas é a mesma regra! 
# Acho que minha gata está grávida, agora o que faço? Ela já teve a primeira cria, essa será a segunda e agora? * Não há o que fazer, se os gatinhos já estão no útero, não faça aborto e não tente fazer nada que machuque a gata na gestação, dura em média 3 meses, alimente-a muito bem, três vezes ao dia, com rações que ela goste, leite específico para gatos (se tiver), só não dê comida de gente ok? 
# Minha gata está sangrando muito, e ela pede que eu fique do lado dela o tempo todo, mia muito o que aconteceu e o que devo fazer? *  Se está sangrando por algum tempo e reclama e mia o tempo todo, pode ficar atento, sua gata está perdendo os filhotes, é uma das hipóteses, pois pode ser o início do nascimento também, qualquer dúvida leve sua gata ao veterinário imediatamente, pois se a gata não colocar os gatinhos mortos no útero para fora, pode comprometer o útero e a gata pode morrer! 
# E se eu não tenho dinheiro para pagar um veterinário? * Se a gata está com muita dor, acredito que vai querer destruir o seu cofrinho, porque não dá de ver a gata sofrendo e não fazer nada, procure na lista telefônica um Médico-veterinário domiciliar, é mais barato e você não precisará transportá-la! Use cartão de crédito para pagar a veterinária, kkkkkk!
# Qual a melhor fórmula para se evitar mais gatinhos na família? * Vá ao veterinário de confiança e peça uma castração(retirada do útero), é mais caro, mas vale a pena!
#Mais perguntas? Mande a sua, que eu respondo! 



Miaus à todos, até mais!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cuidados com os pelos

Oi pessoal que tem internet, qqq! Bem, hoje é o dia da postagem que fala sobre os pelos dos gatos, não vou dizer aqui neste parágrafo muita coisa, para não perder a graça, então só lendo você vai saber! Fique atento, chame todas as pessoas que você conhece para curtir uma boa leitura nesse blog que é pura informação sobre gatos*-* Boa Leitura!






Bem, gatos, como todos sabem, tem alguns que tem pelo curto, pelo médio ou pelo longo, o pelo do gato depende da raça, da genética, do tipo do parentesco etc. Mas para você saber ao certo qual é o tipo de pelo do seu gato, leia abaixo que você saberá qual o pelo do seu gato!


1° : Seu gato que solta muito pelo: Pelo longo
2° : Os pais de seu gato são de uma raça que tem muito pouco pelo: Pelo Curto
3° : Genética ou Raças: Depende, mas geralmente são Pelo Médio e Pelo Longo.


Continuando, como muitas pessoas não sabem, devemos manter a saúde do gato começando pelo ''Pelo'', porque o pelo do gato pode conter vários tipos de doenças, onde irá prejudicar à você e ao animal. Dar banho do gato com shampoo ou sabonete específico para seu pelo é fundamental para deixar seu gato com o pelo limpo, cheiroso e brilhoso, livre de todos os parasitas, como pulgas, ácaros, bactérias, carrapatos etc. O certo é dar banho uma vez à três vezes por mês, já que o gato toma seu banho todo dia de língua hehe!  E há vários cuidados necessários, onde você tem que seguir, para não ser desagradável, o pelo dos gatos podem deixar a pessoa doente.


O pêlo de gato é muito perigoso para nós humanos.

Nós temos pêlos no nariz, que funcionam como filtros, evitando que impurezas passem para nossos pulmões.
O pêlo de gato é extremamente fino, e alguns pêlos são quase invisíveis.
O nosso sistema de filtragem do ar (pêlos do nosso nariz), não consegue eliminar, através do espirro, o pêlo muito fino do gato.
infecções muito graves, sendo necessário intervenções cirurgicas (operações)


O que acontece....é que esses pêlos entram diretamente em nossos pulmões provocando doenças respiratórias.Por isso cuidado!






Miaus à todos até mais*-*

domingo, 7 de agosto de 2011

História do Gato Doméstico

Olá! Bem, hoje é o dia da postagem sobre o início da história do gato doméstico que nós conhecemos, eles tiveram evoluções como nós humanos, tenho como provar à vocês, fiquem ligadinhos e leem porque faz muito bem ler! Bom divertimento!

Como era os gatos à mais de mil anos atrás? Veja agora:

Há 10 milhões de anos atrás surgiu o Dinictis, mais parecido com o gato atual.
Os Felídeos ou felinos, são os mais especializados, mais numerosos e mais importantes dos carnívoros. A família dos Felídeos, espalhada sobre quase toda a área de distribuição da ordem dos carnívoros, compreende 3 gêneros: Acinonyx (Cheeta), Felis (Puma, Jaguatirica, Gatos domésticos e todos de pequeno ou médio porte) e Leo (Leão, Tigre, Pantera, Onça), com 37 espécies no conjunto.



Miacis: O provável ancestral 

do gato moderno.


Os gatos da raça Abissínio, são semelhantes ao gatos do Antigo Egito.

Você sabia que os gatos provavelmente tiveram o mesmo ancestral do cachorro? Acredita-se que o Miacis (imagem abaixo), um pequeno animal que vivia em árvores, há muito extinto, foi o antepassado do gato. Este seria também o ancestral do urso, da doninha, do guaxinim, da raposa e do coiote. Viveu há cerca de 40 milhões de anos, tinha o corpo comprido, um rabo maior do que o corpo e pernas curtas. Provavelmente também tinha unhas retráteis como o gato.

Estátuas, desenhos e pinturas em tumbas, revelam que os gatos nessa época, eram de pelo curto, corpo esguio e pernas longas. Muitos consideram que este foi o ancestral da maioria das raças de gatos domésticos conhecidas atualmente.

Os gatos eram muito populares
por sua beleza no Egito antigo.

 
A Deusa Bast, que representa o sol.

Embora fosse proibida a saída dos gatos do Egito, o povo Fenício, parece ter os levado em suas embarcações comerciais, para a Europa, por volta do ano 900 a.C., chegando à Itália antes da Era Cristã.Os romanos, quando invadiram e dominaram o Egito, adotaram o culto a Deusa Bast (imagem acima) e seus gatos foram também perpetuados em estátuas, murais e mosaicos. Tinham grande apreciação pelos gatos, e os retratavam como símbolo de liberdade.Com as invasões Romanas, os gatos foram seguindo seus exércitos e se introduzindo em toda a Europa. Dessa forma os gatos chegaram à Inglaterra, portanto, o gato inglês tem como base o gato egípcio, mas gatos ingleses selvagens também foram domesticados.
Os gatos, durante muito tempo, foram bem aceitos pelo homem como animais domésticos, por sua habilidade em caçar ratos e outras pragas.No século X, o Príncipe de Gales, Howel, promulgou leis protegendo os gatos, estabelecendo valores de venda e garantias de compra. Além disso, a pena para quem matasse um gato era paga com trigo: o gato morto era segurado pela ponta da cauda e sobre ele era jogado o trigo, até encobrir a ponta da cauda.No século XI ajudavam as pessoas a se livrarem dos ratos transmissores da Peste Bulbônica.Na Idade Média, os gatos perderam sua popularidade, por terem sido associados a adoração de maus espíritos. Surgiu um culto a uma deusa pagã - Freya - envolvendo também os gatos. Esse culto foi considerado heresia e esta era punida com torturas e morte. Como os gatos faziam parte do culto, foram acusados de serem demoníacos, principalmente os de cor preta. Isso custou a vida de milhares de gatos, que foram cruelmente perseguidos, capturados e jogados à fogueira, havendo a maior destruição de gatos de toda a história. Uma pessoa que fosse vista ajudando um gato, principalmente os pretos, estava sujeita a ser denunciada como bruxa e a sofrer tortura e morte. 
As pessoas acusadas de bruxaria e seus gatos, eram responsabilizadas por qualquer desgraça natural, como perda de safras, acidentes, doenças, mortes súbitas, etc.Essa perseguição criou diversas superstições, ainda mantidas até hoje, como: cruzar com gato preto causa azar.Felizmente essa perseguição terminou e no século XIX o gato foi exaltado nas artes por grandes nomes como, Victor Hugo e Baudelaire.O índio norte-americano, não parece ter domesticado os felinos selvagens presentes no continente, como o lince, puma e ocelote. A domesticação de felinos só ocorreu quando os imigrantes europeus trouxeram gatos da Europa, para que ajudassem a combater os ratos e camundongos, tanto no campo quanto na cidade.


Bem pessoal, é isso, espero que tenham gostado, nos vemos na terça, Miaus à todos!

Créditos: 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Abandono de Animais, DENUNCIE!

abandono de animais, em especial os animais domésticos como cães e gatos, é um problema que afeta de maneira cada vez mais os grandes centros urbanos ao redor do mundo, principalmente no ocidente. Contudo, o abanodono de animais domésticos não é o único problema, há ainda inúmeros casos de circos que chegam a abandonar leões e tigresSomente no ano de 2002 foram recebidos 2.500 animais encaminhados pela Polícia Ambiental e Ibama, o que representa 12% do total de apreensões realizadas no Estado de São Paulo, e no ano de 2003 cerca de 2.400 animais, o que representa 13% do total de apreensões realizadas no Estado de São Paulo. No caso dos cães e gatos, eles são frequentemente recolhidos para os centros de zoonoses, onde ficam alojados por um breve número de dias antes de serem sacrificados.abandono de animais, além de ser uma grave violação dos direitos animais, gera inúmeros problemas de segurança e saúde pública nos grandes centros urbanos.






Causas de Abandono:

Cães: 
       18,5% Suja a casa (pouco)

12,6% Destrutivo fora de casa (mentira)
12,1% Agressivo com pessoas (só estranhos)
11,6% Tem o vício de fugir de casa (mentira)
11,4% Activo demais (sim, mas não é motivo de abandono)
10,9% Requer muita atenção (sim,mas todos merecem)
10,7% Late ou uiva muito (só bebês)
9,7% Morde (pouco)
9,7% Destrutivo dentro de casa (mentira)
9,0% Desobediente (pouco)
  • Pesquisa feita nos EUA em 12 abrigos, envolvendo 1.984 cães e 1.286 gatos. As somas passam de 100% porque um dono pode ter alegado mais de um motivo para abandonar seu animal. Apud: Revista da FOLHA de 7 de janeiro de 2007




PS: Os que estão em VERDE é minha opinião!


Gatos

37,7% Suja a casa (mentira)
11,4% Destrutivo fora de casa (mentira)
10,9% Agressivo com pessoas (muita mentira)
8,0% Não se adapta com outros animais(mentira)
8,0% Morde (pouco)
6,9% Requer muita atenção(todos merecem)
12,6% Destrutivo fora de casa (mentira)
4,6% Eutanásia por motivos de comportamento(mentira)
6,9% Não amistoso
4,6% Activo demais
PS: Os que estão em VERDE é minha opinião!
  • Fonte: Revista veterinária "Journal of Applied Animal Welfare Science". Apud: Revista da FOLHA de 7 de janeiro de 2007



Miaus á todos!


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Tô Dentro!

Olá pessoal que sabe ler(kkk)! Bem, como eu havia dito na última postagem, que eu postaria nesta segunda, e tento prometer e cumprir tudo que eu falar aqui para vocês! Bem, espero que você adorem a nova postagem, quem não teve tempo de dar uma olhadinha no último fica ligadinha, porque eu sempre quero trazer novas atualizações à vocês então fiquem ligadinhos!
Espero que gostem dessa postagem, porque ela é importante para mim! Então mãos à obra!


Tô dentro! Esta é a postagem que vai deixar você mais juntinho com seu gatinho, fique ligado! *-*


Gatos dentro de uma caixa de presente, dentro de casa é melhor, Saiba porquê lendo a postagem de hoje!

TÔ DENTRO >> Manter os pets dentro de casa é um questão de saúde, segurança e bem-estar para a vida do animal, não só para gatos, mas para pássaros, cães, gatos etc. 
É bom para você, mas muito melhor para ele! Assim, os gatos que ficam dentro de casa, tem as sete vidas multiplicadas por muitos e muitos anos!  (Bete Monta)

Só quem tem um gatinho sabe o que essa convivência pode gerar! Os gatos são animais muitos carinhosos, por isso que dentro de casa é a melhor opção, além de ter mais carinho durante a noite, você vai sentir que ele está seguro de doenças contagiosas que podem passar para você e sua família, portanto, o gato dentro de casa é questão de respeito aos animais, saúde, bem-estar e etc. 

Gato adulto olhando para o céu

Bem, mesmo que seu gato seja adulto, os gatos são independentes, muito na verdade, mas quem é prevenido vale por dois não é mesmo, se seu gato pegar uma doença, ele pode passar para você e deixar doente o restante de sua família, isso é um pouco ruim, não acha? Só porque você deixou seu gato fora de casa, que está grande, adulto, aí de manhã você pega ele e ele tá doente, e aí? O primeiro que você faz é levar no veterinário? Algumas pessoas preferem dar para os animais os próprios medicamentos, o que faz mais mal ainda! Se você não sabia que seu gato pode pegar qualquer doença por aí, fora de casa, e se ele estiver doente, leve-o imediatamente no veterinário mais confiável, assim, vai garantir a saúde de seu animalzinho e de sua família! 

Gatinho brincando com rolinhos de lã

Mas e se meu gatinho for um recém- nascido? E ele faz as fezes por todo meu quarto? O que faço? Bem, já tive essa pergunta muitas vezes na minha cabeça, e acho que todo mundo passa por isso um dia, seu gatinho acabou de nascer, e não sabe onde fica a caixa de areia, você já tentou ensiná-lo a usar, mas ele enciste! Mesmo que ele faça as necessidades fisiológicas dele tudo no chão e pelo seu quarto, sala e etc, você tem que deixar em casa, ainda mais que o gatinho nem teve experiencia, é um gato que pode morrer muito fácil, não sabe se defender, e não possui agilidade suficiente para correr até em casa de volta! Portanto, se não quer que seu gato se enche de doenças contagiosas, atropelamento, brigas, pulgas e carrapatos, etc. 

Bem, o jeito é deixar em casa, na sua cama, com a caixa de areia ao lado, com ração e água!
Melhor para você e para seu precioso gatinho! Obrigada pela atenção! Miaus à todos!

Créditos: Almanaque GATOS E RAÇAS Editora On-line, Ano 4 - N° 11, Páginas 49 à 51!