sábado, 7 de janeiro de 2012

Heterocromia - Anolamia Genética em Gatos.

Oi pessoal! Estou de férias!!! E adivinha? Tenho mais tempo de escrever para vocês sobre nossos gatinhos que precisam muito da gente. Hoje vou falar sobre a ''Heterocromia'', no qual eu tenho um gatinho com essa genética. Isso pode acontecer em seres humanos, cães, gatos e outros animais. 

A explicação da Wikipédia aqui:

Heterocromia (ou heterocromia ocular) é uma anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor. Quando ocorre em gatos domésticos, estes recebem a denominação de Gato de olho ímpar. Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará - muita melanina gera a cor marrom, pouca a azul. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde.
Apesar de haver o componente genético envolvido, outros fatores podem concorrer para a heterocromia, como a síndrome de Waardenburg, que gera surdez e provoca essa alteração. O mais comum é que ocorra através de lesões ou derrames que causem a modificação da quantidade de melanina na retina.
Muito rara em humanos, pode ocorrer mais comumente em animais domésticos e selvagens. Apesar de não haver tratamento específico para a anomalia, pode-se usar lentes de contato para igualar as cores.



E agora somente sobre a Heterocromia em Gatos (:
Gato de olho impar (também chamado gato de olhos bicolores) é um gato que tem um olho azul e outro amareloverde ou laranja. Este é devido à anomalia genética de heterocromia. Este fenômeno ocorre comumente em gatos brancos, porém pode-se encontrar raramente em gatos de outras cores.

Causa

A coloração dos olhos desse tipo de gato ocorre em gatos com o gene branco dominante, que mascara qualquer outro gene de cor e voltas. Completamente um gato branco, ou com o Gene Branco Manchante (também responsável pelas manchas nos dálmatas). Esta característica genética inibe que os grânulos de pigmentos alcancem um olho durante o desenvolvimento, assim o gato apresenta um olho azul ou verde e outro amarelo ou laranja.

Filhotes

Todos os gatos filhotes possuem olhos azuis, e é difícil perceber quando este possui olho ímpar. O tom do azul do olho do gato de olho ímpar é diferente em um dos olhos. A cor dos olhos do gato, em geral, muda conforme o crescimento, de azul para verde e de verde para amarelo, até chegar a cor final quando atinge a fase adulta.

OLHA O MEU GATINHO DE OLHO ÍMPAR, mesmo assim eu o amo muito!


LINDO, NÃO? ♥



Bem pessoal, por mais que nossos gatinhos tenham suas diferenças na genética, eles são lindos de qualquer jeito não é? Eu acho que ter um gato diferente é como ter uma criança com Síndrome de Down, é Genética, e eu não culpo ela, pois mesmo o gato tendo esses olhos lindos diferentes, ele continua sendo amado tanta quanto qualquer um. ♥
Ame seu gato do jeito que ele é... porque gato é tudo de bom!!! :)
Beijinhos, se cuidem!
Miaus :P



Exemplo de Gato de olho ímpar



LINDO MESMO SÃO AS DIFERENÇAS, não é? 

Ser diferente é normal (:

MIAUS a todos, até mais.♥