sábado, 7 de janeiro de 2012

Heterocromia - Anolamia Genética em Gatos.

Oi pessoal! Estou de férias!!! E adivinha? Tenho mais tempo de escrever para vocês sobre nossos gatinhos que precisam muito da gente. Hoje vou falar sobre a ''Heterocromia'', no qual eu tenho um gatinho com essa genética. Isso pode acontecer em seres humanos, cães, gatos e outros animais. 

A explicação da Wikipédia aqui:

Heterocromia (ou heterocromia ocular) é uma anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor. Quando ocorre em gatos domésticos, estes recebem a denominação de Gato de olho ímpar. Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará - muita melanina gera a cor marrom, pouca a azul. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde.
Apesar de haver o componente genético envolvido, outros fatores podem concorrer para a heterocromia, como a síndrome de Waardenburg, que gera surdez e provoca essa alteração. O mais comum é que ocorra através de lesões ou derrames que causem a modificação da quantidade de melanina na retina.
Muito rara em humanos, pode ocorrer mais comumente em animais domésticos e selvagens. Apesar de não haver tratamento específico para a anomalia, pode-se usar lentes de contato para igualar as cores.



E agora somente sobre a Heterocromia em Gatos (:
Gato de olho impar (também chamado gato de olhos bicolores) é um gato que tem um olho azul e outro amareloverde ou laranja. Este é devido à anomalia genética de heterocromia. Este fenômeno ocorre comumente em gatos brancos, porém pode-se encontrar raramente em gatos de outras cores.

Causa

A coloração dos olhos desse tipo de gato ocorre em gatos com o gene branco dominante, que mascara qualquer outro gene de cor e voltas. Completamente um gato branco, ou com o Gene Branco Manchante (também responsável pelas manchas nos dálmatas). Esta característica genética inibe que os grânulos de pigmentos alcancem um olho durante o desenvolvimento, assim o gato apresenta um olho azul ou verde e outro amarelo ou laranja.

Filhotes

Todos os gatos filhotes possuem olhos azuis, e é difícil perceber quando este possui olho ímpar. O tom do azul do olho do gato de olho ímpar é diferente em um dos olhos. A cor dos olhos do gato, em geral, muda conforme o crescimento, de azul para verde e de verde para amarelo, até chegar a cor final quando atinge a fase adulta.

OLHA O MEU GATINHO DE OLHO ÍMPAR, mesmo assim eu o amo muito!


LINDO, NÃO? ♥



Bem pessoal, por mais que nossos gatinhos tenham suas diferenças na genética, eles são lindos de qualquer jeito não é? Eu acho que ter um gato diferente é como ter uma criança com Síndrome de Down, é Genética, e eu não culpo ela, pois mesmo o gato tendo esses olhos lindos diferentes, ele continua sendo amado tanta quanto qualquer um. ♥
Ame seu gato do jeito que ele é... porque gato é tudo de bom!!! :)
Beijinhos, se cuidem!
Miaus :P



Exemplo de Gato de olho ímpar



LINDO MESMO SÃO AS DIFERENÇAS, não é? 

Ser diferente é normal (:

MIAUS a todos, até mais.♥

8 comentários:

  1. Quer fazer parceria? divulga meu blog em uma postagem do seu que eu divulgo o seu em uma postagem do meu. Responda a tempo. Agradecido, greg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Greg, é uma honra estarmos compartilhando nossos conhecimentos felinos, rsrs. Pode deixar, assim que eu tiver tempo eu faço isso sim. Obrigada pela visita, até mais, Ana.

      Excluir
    2. Ganhei um gatinho assim, amo ele! Ele é lindo. Tomara que seja assim quando ele crescer. ☺

      Excluir
  2. adorei o blog!!!!, tenho uma gatinha de olhos impar e a amo justamente por isso!

    vlw!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digu Mesquita, Sim, gatos de olhos ímpar são tão fofos não é? É muito bom as diferenças... (: obrigada pela visita. Sempre estamos a disposição! abraços e miaus ;3

      Excluir
  3. Amo muito todos os tipos de gatos e essa diferença nos olhos me chamou muito a atençao ... Se eles ja eram lindos com olhos azuis ou verdes, agora com os olhos um de cada cor eles ficaram muito "gatos" kkkk sao todos lindos , cada um do seu geito =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Heyy
    Você sabe onde posso comprar ou adotar um gatinho com olhos inpars?

    ResponderExcluir