terça-feira, 12 de julho de 2011

Gatos podem transmitir doenças?

Olá gente! Vou responder e dizer até mais sobre essa perguntinha que deixa a gente com muito medo: Gatos podem transmitir doenças? Sim, podem transmitir, mas se ele não estiver contaminado, você pode ficar tranquilo, portanto, sempre que puder, leve seu animalzinho ao veterinário para fazer um ''checape'', para ver se tem algum tipo de doença que mais tarde pode transmitir à você e sua família. Você sempre deve ficar de olho nas vacinas que seu gatinho tem que tomar, medicamentos e etc, porque ele tem que estar totalmente saudável para não contaminar você. Lembrando que certos alimentos podem deixar seu animalzinho doente, não é qualquer comida que você pode dar à ela, é o mesmo que você, certas comidas você talvez goste, outras não, então fique atento à isso! Jamais dê comida de ''gente'' à ele, pois a ração possui todos as vitaminas e minerais que o seu gatinho precisa, comida de gente é para ''gente'' e assim por diante. É fundamental higienizar a caixa de areia regularmente! Nunca deixe seu gatinho fora de casa, pois algumas doenças são transmitidas de gato para gato, e é mais fácil de ele morrer por aí, então sempre dentro de casa! E a alimentação nem se fala, gatos recém nascidos devem comer de manhã e á noite, já os adultos devem comer uma vez só por dia, já que eles não vão mais crescer e não precisam de tanta energia!
Agora veremos as doenças:


- Alergias: Muitos humanos são alérgicos à glicoproteína Fel d l, presente na saliva dos gatos e transmitida em contato com a pele ou com o pelo do animal. A glicoproteína Fel d1 pode gerar espirros, irritação das vias respiratórias e, em casos mais agudos, asmarinite e outras reações alérgicas.


-Toxoplasmose: Usualmente, os gatos são responsabilizados pela transmissão direta da toxoplasmose aos humanos, mas pesquisas atuais indicam que na maioria das vezes essa acusação é incorreta, tendo em vista que o Toxoplasma gondii, causador da doença, necessita de um período de incubação após ser expelido pelo organismo do animal, por meio das fezes. Deste modo, para que haja contaminação, é necessário que haja contato com as fezes secas do animal. Portanto, bastaria manter o gato em um ambiente higienizado, com limpeza diária de sua caixa de areia, para não haver preocupação em adquirir essa zoonose. Logo, os gatos envolvidos na transmissão são somente aqueles que têm possibilidade de caçar ratos (gatos silvestres ou de fazendas). Como os gatos doméstico são, normalmente, alimentados apenas com ração, esse risco é extremamente reduzido, bastando certificar-se de que o gato de estimação não tenha por hábito caçar animais. Destaca-se ainda que é improvável que um gato doméstico ingira os animais que caça, tendo em vista que a maioria trata a carcaça de suas vítimas como "troféus", não se alimentando delas. Quando contaminado, o felino excreta os oocistos ("ovos" do protozoário) nas suas fezes, e o humano pode ser infectado via oral ao não lavar as mãos corretamente depois de limpar a caixa de areia do animal, ou não lavar os vegetais que foram plantados em locais que contêm fezes de gatos, por exemplo. Mas a contaminação apenas é possível se esse contato ocorrer após o período de incubação desses ovos. Assim, boas condições de higiene tornam improvável algum tipo de infecção.


- Leucemia Felina: A leucemia felina, provocada por um vírus, é uma das doenças mais complexas que afeta os gatos. Diferentemente da versão humana da doença, é contagiosa, podendo ser transmitida de gato para gato por meio da saliva ou pelo contato com sangue contaminado. No entanto, não é transmitida aos seres humanos, tendo em vista que o agente causador somente sobrevive no organismo dos felinos.A vacinação contra a leucemia confere proteção aos gatos em 95% dos casos. A castração reduz a possibilidade de contaminação, já que o animal tende a permanecer mais em casa e não ter contato com outros gatos.


- Panleucopenia Felina: Essa doença é considerada um dos distúrbios gastrointestinais mais mortais para os gatos, apresentando taxa de mortalidade de aproximadamente 80% dos indivíduos contaminados. Os gatos que vivem soltos estão mais expostos à contaminação pelo vírus da doença. A vacinação é bastante eficaz, sendo a incidência de panleucopenia muito baixa nas populações de gatos que recebem as doses da vacina nos primeiros meses de idade. Contudo, foram relatadas ocorrências da panleucopenia transmitida pelo colostro e pelo leite.


Peritonite Infecciosa Felina: A peritonite infecciosa felina, mais conhecida pelo acrônimo PIF, é uma síndrome viral contagiosa entre os felinos, que contamina o intestino, o fígado, os rins, o cérebro e e todo o sistema nervoso dos animais, levando à formação abcessos nos órgãos afetados. A peritonite infecciosa felina é transmitida por meio de contato com as fezes contaminadas, o que ocorre, sobretudo,  quando diversos gatos dividem uma mesma liteira.Não oferecendo assim risco de contágio aos seres humanos.


Síndrome Urológica Felina: Consiste num conjunto de problemas que surgem nos felinos com o avanço da idade. O animal afetado apresenta problemas inflamatórios no sistema urinário, dentre os quais destacam-se a cistite, uremia e formação de cálculos renais e na bexiga.Com uma alimentação adequada, há uma considerável diminuição da probabilidade de formação de cálculos no sistema urinário. Existem no mercado diversas rações balanceadas para diferentes tipos de gatos, variando de acordo com diversos elementos, como a raça do animal, sua idade, sexo, se é castrado ou não. É até mesmo possível encontrar rações específicas para gatos portadores da síndrome urológica felina, capazes de reduzir o pH urinário e melhorar o funcionamento dos rins, auxiliando na dissolução dos cálculos existentes e prevenindo a formação de novas calcificações.

Bem, é algumas das doenças, coloquei aí só as mais fáceis de pegar e as mais fortes e probabilizáveis de transmitir à nós seres humanos. Bem, não preciso nem comentar sobre a doença Raiva né? Bem, eu dou mais alguns conselhos aqui, você deve manter a caixa de areia higienizada a caixa de areia regularmente, rações específicas á idade, sexo, peso e etc (não comida de gente), manter o animal em casa, vacinas e medicamentos em dia são todos os fatores que darão uns 80% mais qualidade de vida para você e seu gatinho. Cuide bem do seu gatinho e dê muito amor e carinho, até a próxima!
Miaus à todos! 

Um comentário: